LOGOTIPO FINAL SITE TUBONIL.png
tubonil tubos de aço para ind oleo e gas

O setor de óleo e gás é extremamente exigente em termos de especificações e qualidade dos materiais empregados, visto que são submetidos a condições ambientais extremamente severas e elevados níveis de pressão. A Tubonil tubos de aço para industria de óleo e gás possui equipamentos de última geração para desenvolver aços que atendam essa demanda.

A Tubonil comercializa tubos em aço carbono estruturais, industriais e de condução em diversos perfis, bitolas e materiais: para diversos segmentos, como o de Petróleo e Gás, Construção Civil, Químico, Petroquímico, Indústria Naval, Mineração, Sucroenergético, Equipamentos Rodoviários e Ferroviários, Implementos Agrícolas, Torres Especiais e Telecomunicações, entre outros.

 

Ao atender às necessidades emergentes da indústria, nós estamos desenvolvendo continuamente nossa ampla gama de produtos em ligas resistentes à corrosão para utilização em áreas como perfuração, acabamento de poços, infraestrutura submarina e controle de fluxo. Com nosso extenso conhecimento de aplicações e materiais, nós podemos recomendar uma ótima solução, ajudando os clientes a reduzirem riscos e custos na exploração e produção de petróleo e gás.

Os tubos de aço para industria de óleo e gás servem, como o próprio nome sugere, para conduzir fluidos não corrosivos para um destinatário, como: água, gás, ar comprimido, óleo e vapor. Eles são comumente aplicados em sistemas de transporte dutoviários nas indústrias de petróleo, gás natural, caldeirarias e outros.

Podem ser fornecidos com acabamento preto, galvanizado, pintado e com as extremidades lisas, biseladas, ranhuradas (para acoplamento mecânico grooved) ou com rosca em diversos diâmetros e espessuras.

Esses tubos são muito importantes e utilizados com frequência em aplicações diversas no mercado, principalmente na área da construção civil ou em indústrias dos mais diversificados segmentos.
A faixa de tamanho é limitada pela capacidade de cada fabricante.
As propriedades químicas e físicas complexas dos vários tipos de Tubos de aço para Condução podem permitir uma ampla gama de utilização. 

Eles devem ser redondos e com espessuras específicas.
Os tubos de aço para industria de óleo e gás são fabricados em aço carbono em diversos diâmetros, soldados eletricamente pelo método de indução com alta frequência, Electric Resistance Welding – High Frequency (ERW – HF), conhecidos no mercado como tubos com costura ou então pelo processo de laminação a quente, conhecidos como tubos sem costura.

Os tubos de aço para industria de óleo e gás são redondos e conduzem líquidos, como água, óleos, gases e vapores. Entretanto, o seu uso vai além do setor industrial, podendo também ser empregado em instalações prediais e residenciais. As normas mais comuns são NBR 5580, NBR 5590,ASTM A53, DIN 2440, ASTM A106, DIN 2458, API 5L (segmento petrolífero) e DIN 2441. Entre em contato conosco e solicite uma cotação para tubos de condução.

Tubos de aço para Condução
Os NBR 5590 são os Tubos de Condução mais simples. Podem ser fabricados com ou sem costura, graus A ou B, indicados para linhas de baixa à média pressão.

Os tubos de aço para industria de óleo e gás de norma ASTM A106 Graus B e C são utilizados para serviços que vão desde suportes estruturais à vasos de alta pressão, com a temperatura que pode ultrapassar 100° C.

Já os tubos API 5L X Graus 42-70 são utilizados para a indústria de água e petróleo, para o transporte de líquidos ou como estruturas para plataformas off-shore.

 

As normas mais comuns para os tubos de aço para industria de óleo e gás são: NBR 5590, ASTM A106, A53 e API 5L. Adequados para o transporte de gás, água e óleo. Além da NBR 5590, existe a NBR 5580 – ambas determinam quais materiais podem ser conduzidos através destes tubos, divididos de acordo com a aplicação da tubulação, exemplificadas abaixo:​

NORMA NBR 5580
De acordo com a Norma NBR 5580/2015, os tubos de aço para industria de óleo e gás devem ser construídos para condução de fluidos não corrosivos, como: água; ar comprimido; ar-condicionado; vapores e gás.

Essa norma é destinada para instalações residenciais e comerciais. Estes tubos não podem conduzir fluidos que ultrapassem os 200 graus de temperatura. Como o uso é mais simplificado, não demanda de muitos requisitos a serem cumpridos para ser certificado.​

Dentro da mesma norma, estão definidos os parâmetros a serem testados: graus de tubo a serem testados (A e B); o diâmetro nominal e a classe ou pelo número do schedule; a composição de sua massa; a tolerância de diâmetro. Diâmetro nominal 40 ou menor, a tolerância é de +- 40mm. Para diâmetros 50 ou menor, a tolerância é de 1%.​

Pela NBR 5590, há a possibilidade de o tubos de aço para industria de óleo e gás receber o tratamento térmico e o acabamento pela galvanização a fogo. A rebarba interna do tubo deve ser removida.

A norma condiciona a venda dos tubos a realização de uma série de ensaios e análises que verifica: composição química; tração, segundo a norma ASTM A370; dobramento, seguindo a mesma norma de tração; ensaio de achatamento; pressão hidrostática; acabamento e proteção por zinco.

Após cumprir todos estes requisitos, o produto é aprovado, certificado e liberado para venda. Os Tubos de aço para Condução são fabricados com solda longitudinal. Isso garante maior resistência e durabilidade ao produto.​

tubonil tubos de aço para ind oleo e gas

PARA SABER MAIS SOBRE TUBOS PARA CONDUÇÃO INDUSTRIA ÓLEO E GÁS
Telefone: 55 (11) 2600-5907 / 99496-9833
E-mail: vendas@tubonil.com.br

Av. Palmira Rossi, 700 - Recreio São Jorge - Guarulhos / SP

ESTAMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO

PESSOALMENTE

Estamos sempre prontos para fazer uma visita técnica e assim sugerir o melhor produto para sua industria.

Online

Nossos profissionais estão sempre online, para que quando você solicitar uma visita técnica você seja atendido com rapidez e agilidade.

Por Telefone

Nossos atendentes terão grande prazer em atende-lo e esclarecer suas duvidas.

(11) 2600-5907 / (11) 99496-9833

Por Email

Se preferir mande-nos um e-mail com sua duvida ou sugestão.

vendas@tubonil.com.br