LOGOTIPO FINAL SITE TUBONIL.png
TUBONIL TUBOS.png

Os Tubos de aço para Condução servem, como o próprio nome sugere, para conduzir fluidos não corrosivos para um destinatário, como: água, gás, ar comprimido, óleo e vapor. Eles são comumente aplicados em sistemas de transporte dutoviários nas indústrias de petróleo, gás natural, caldeirarias e outros.

Podem ser fornecidos com acabamento preto, galvanizado, pintado e com as extremidades lisas, biseladas, ranhuradas (para acoplamento mecânico grooved) ou com rosca em diversos diâmetros e espessuras.

Esses tubos são muito importantes e utilizados com frequência em aplicações diversas no mercado, principalmente na área da construção civil ou em indústrias dos mais diversificados segmentos.

A faixa de tamanho é limitada pela capacidade de cada fabricante.

As propriedades químicas e físicas complexas dos vários tipos de Tubos de aço para Condução podem permitir uma ampla gama de utilização.

 

Eles devem ser redondos e com espessuras específicas.

Os tubos redondos para condução são fabricados em aço carbono em diversos diâmetros, soldados eletricamente pelo método de indução com alta frequência, Electric Resistance Welding – High Frequency (ERW – HF), conhecidos no mercado como tubos com costura ou então pelo processo de laminação a quente, conhecidos como tubos sem costura.

Os Tubos de aço para Condução são redondos e conduzem líquidos, como água, óleos, gases e vapores. Entretanto, o seu uso vai além do setor industrial, podendo também ser empregado em instalações prediais e residenciais. As normas mais comuns são NBR 5580, NBR 5590,ASTM A53, DIN 2440, ASTM A106, DIN 2458, API 5L (segmento petrolífero) e DIN 2441. Entre em contato conosco e solicite uma cotação para tubos de condução.

Tubos de aço para Condução
Os NBR 5590 são os Tubos de Condução mais simples. Podem ser fabricados com ou sem costura, graus A ou B, indicados para linhas de baixa à média pressão.

Os Tubos de aço para Condução de norma ASTM A106 Graus B e C são utilizados para serviços que vão desde suportes estruturais à vasos de alta pressão, com a temperatura que pode ultrapassar 100° C.

Já os tubos API 5L X Graus 42-70 são utilizados para a indústria de água e petróleo, para o transporte de líquidos ou como estruturas para plataformas off-shore.

As normas mais comuns para os Tubos de aço para Condução são: NBR 5590, ASTM A106, A53 e API 5L. Adequados para o transporte de gás, água e óleo. Além da NBR 5590, existe a NBR 5580 – ambas determinam quais materiais podem ser conduzidos através destes tubos, divididos de acordo com a aplicação da tubulação, exemplificadas abaixo:

NORMA NBR 5580
De acordo com a Norma NBR 5580/2015, os Tubos de aço para Condução devem ser construídos para condução de fluidos não corrosivos, como: água; ar comprimido; ar-condicionado; vapores e gás.

Essa norma é destinada para instalações residenciais e comerciais. Estes tubos não podem conduzir fluidos que ultrapassem os 200 graus de temperatura. Como o uso é mais simplificado, não demanda de muitos requisitos a serem cumpridos para ser certificado.

NORMA NBR 5590
Na norma NBR 5590/2015, a exigência aumenta. Ela é destinada especificamente para a instalação de redes de Tubos de Condução para instalações industriais, para usinagem e outras aplicações mecânicas. São redes de condução de fluidos com altos requisitos de qualidade.

O que pode ser conduzido, nesse caso, é: água; ar comprimido; ar-condicionado; vapores e gases.

 

Tubulações de rede de incêndio, tubos de passagem de óleos industriais e fluidos não corrosivos estão entre os exemplos práticos das aplicações dos tubos inseridos na norma.

Dentro da mesma norma, estão definidos os parâmetros a serem testados: graus de tubo a serem testados (A e B); o diâmetro nominal e a classe ou pelo número do schedule; a composição de sua massa; a tolerância de diâmetro. Diâmetro nominal 40 ou menor, a tolerância é de +- 40mm. Para diâmetros 50 ou menor, a tolerância é de 1%.

Pela NBR 5590, há a possibilidade de o tubo receber o tratamento térmico e o acabamento pela galvanização a fogo. A rebarba interna do tubo deve ser removida.

A norma condiciona a venda dos tubos a realização de uma série de ensaios e análises que verifica: composição química; tração, segundo a norma ASTM A370; dobramento, seguindo a mesma norma de tração; ensaio de achatamento; pressão hidrostática; acabamento e proteção por zinco.

Após cumprir todos estes requisitos, o produto é aprovado, certificado e liberado para venda. Os Tubos de aço para Condução são fabricados com solda longitudinal. Isso garante maior resistência e durabilidade ao produto.

A Tubonil está presente no mercado desde 2006, Isso significa que já são mais de 15 anos de experiência em oferecer os melhores tubos de aço para condução, que atendem às especificações técnicas de diversos projetos, atendendo normas nacionais e internacionais. Os profissionais são treinados e os tubos passam por rigoroso controle técnico, garantindo a qualidade dos tubos que chegam para os clientes.

TUBONIL TUBOS.png

PARA SABER MAIS SOBRE TUBOS DE AÇO PARA CONDUÇÃO
Telefone: 55 (11) 2600-5907 / 99496-9833
E-mail: vendas@tubonil.com.br

Av. Palmira Rossi, 700 - Recreio São Jorge - Guarulhos / SP

ESTAMOS SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO

PESSOALMENTE

Estamos sempre prontos para fazer uma visita técnica e assim sugerir o melhor produto para sua industria.

Online

Nossos profissionais estão sempre online, para que quando você solicitar uma visita técnica você seja atendido com rapidez e agilidade.

Por Telefone

Nossos atendentes terão grande prazer em atende-lo e esclarecer suas duvidas.

(11) 2600-5907 / (11) 99496-9833

Por Email

Se preferir mande-nos um e-mail com sua duvida ou sugestão.

vendas@tubonil.com.br